Administração rural: ação fundamental em meio as incertezas da produção
Atualizado em 05/10/2017

Por Tertuliano de A. Silveira, consultor Oriento

Nos últimos anos tem-se observado que o acompanhamento técnico das lavouras tem crescido, porém o gerenciamento da propriedade ainda é incipiente e precisa evoluir da mesma forma como vem ocorrendo na área técnica.

 

            Quem trabalha no campo sabe: A agricultura é marcada por uma série de incertezas. Ao iniciar um plantio de uma lavoura seja ela perene ou não o produtor está sujeito a uma série de incertezas, tais como frustração de safra, queda de preços, clima, pragas agrícolas, etc...

            Dentre tantos desafios o produtor rural, ou melhor empresário rural, deve buscar meios para diminuir, transferir ou se possível eliminar os riscos de sua atividade. Infelizmente a maioria dos empresários rurais ainda não trata sua propriedade como uma empresa, ficando muitas vezes refém de situações que estão ao menos em parte sob seu controle. Diante deste cenário além do acompanhamento técnico realizado por agrônomos e técnicos agrícolas o gerenciamento da propriedade de forma profissional é algo imprescindível na agricultura moderna.

            Um dos grandes gargalos relacionados a administração rural refere-se ao cálculo do custo de produção e sua utilização no gerenciamento da propriedade. Utilizando o exemplo da cafeicultura, uma das principais atividades econômicas do Sul de Minas, ao identificar corretamente seu custo de produção o produtor poderia planejar suas vendas, utilizando por exemplo a venda antecipada (no mercado a termo, algo mais próximo da realidade dos produtores, negociando contratos na bolsa ou através da compra de opções, recursos mais sofisticados e comumente utilizado por traders). Desta forma, o produtor poderia vender antecipadamente parte de sua produção para cobrir seus custos, reduzindo o risco de queda dos preços do café no momento da colheita, onde historicamente há queda nos preços.

            Outro recurso ainda pouco utilizado por grande parte dos produtores é o seguro rural. Embora nos últimos anos o governo não tenha disponibilizado a subvenção de parte do prêmio é extremamente recomendável que o produtor faça o seguro de suas lavouras. Por exemplo, ao adquirir os insumos para o plantio o produtor assume uma dívida, contando que ela será paga com a receita decorrente de sua produção agrícola. Naturalmente caso haja algum problema climático, como uma chuva de granizo, haverá uma frustação de safra, o que colocará o produtor em uma situação complexa: endividado, sem recursos para quitar sua dívida e sem recursos ou crédito para realizar um novo plantio e quitar suas obrigações. A realização do seguro, desde que bem planejado, pode ser utilizado para reduzir ou até mesmo eliminar este risco assumido pelo produtor.

            A Oriento Consultoria oferece aos produtores o serviço de consultoria agrícola, realizando a elaboração dos custos de produção, planejamento da comercialização e analises de custos para orientar o empresário rural na administração de sua empresa. Entre em contato conosco.